domingo, 17 de março de 2013

Terapia com células-tronco pode curar glaucoma: Estudo


- Os resultados do estudo publicado em Células-Tronco Translational Medicine sugerem que a terapia com células-tronco poderiam ser usadas para curar os danos causados ​​pelo glaucoma, The Financial Express noticiou sexta-feira.
- No estudo, os pesquisadores pegaram células-tronco saudáveis
​​aos olhos humanos e os transformaram em células ganglionares da retina, que morrem em glaucoma, e depois injetado aqueles nos olhos de ratos com glaucoma-como dano.
- Após quatro semanas, as células tinham ligado com células nervosas existentes, e função dos animais olho melhorou em 50 por cento, os pesquisadores.
- "Embora essa pesquisa ainda é um longo caminho a partir da clínica, é um passo significativo em direção ao nosso objetivo final de encontrar uma cura para o glaucoma e outras condições relacionadas", disse Astrid Limb o autor do estudo, acrescentando que "se nós podemos restaurar até mesmo um pequeno número de células ganglionares da retina através de terapia celular, e atingir a funcionar visão, poderíamos potencialmente retardar ou mesmo cegueira reversa causada por glaucoma. "
- Os pesquisadores esperam que a terapia com células-tronco poderia ser testada em humanos em 2015 e em uso generalizado, quatro anos depois.

Gostou deste artigo?

44 comentários:

Anônimo disse...

Olá,

Meu pai tem glaucoma a alguns anos, e tem piorado nos ultimos tempos. A pressão é muito alta e os colirios não estão sendo eficazes... O Oftalmo dele disse que ele tem alguns meses de visão... Estamos todos desesperados... Temos que fazer alguma coisa urgente...
Eu queria ver com voces se sabem nos indicar algum lugar, para ele participar de pesquisas, qualquer coisa que possa nos ajudar!

Muito obrigada

Carolina

carolina.martinsw@bol.com.br
51 8156.4556

Anônimo disse...

Olá,

Meu pai tem glaucoma a alguns anos, e tem piorado nos ultimos tempos. A pressão é muito alta e os colirios não estão sendo eficazes... O Oftalmo dele disse que ele tem alguns meses de visão... Estamos todos desesperados... Temos que fazer alguma coisa urgente...
Eu queria ver com voces se sabem nos indicar algum lugar, para ele participar de pesquisas, qualquer coisa que possa nos ajudar!

Muito obrigada

Carolina

carolina.martinsw@bol.com.br
51 8156.4556

Richard disse...

Carolina, você deve procurar centros de referencia, talvez o hosp de clinicas de porto alegre, o banco de olhos de porto alegre, ou até centros em São Paulo.

Anônimo disse...

Boa tarde,

meu nome e fabiano tenho 28 anos, tenho glaucoma em ambos os olhos já perdi a visão de um olho e não quero perde a do outro, me candidato a submeter ao tratamento de células troncos, pesquisas, me ajudem por favor. tenho pouca visão não sei até quando enxergarei.

FABIANOVIEIRAA@HOTMAIL.COM
61- 8418-1660

Richard disse...

Fabiano, você deve procurar centros de referencia da sua região, os oftalmos que são os professores nos hospitais é quem normalmente tem acesso aos estudos, ou até centros em São Paulo. Att.

Anônimo disse...

Boa noite,

Minha mãe e meus 3 irmãos tem glaucoma, sendo que o glaucoma da mamãe foi bem mais agressivo, hoje ela so tem 30% do olho esquerdo. Já fez cirurgia para controlar a pressão e usa colírios diariamente.
Guardei as células tronco da minha filha qdo ela nasceu, caso as pesquisas avancem posso utiliza-las na reversão do glaucoma da minha mãe ou seriam celulas tronco de um adulto? Grata, Jussara.

Richard disse...

Boa noite Jussara, guardar as celulas tronco ainda será muito util no futuro. Mas a utilização ou não das celulas vão depender da compatibilidade, legal você manter visita regular com seu médico e comentar isso com ele.
Obrigado pelo cometário e continue visitando o site e compartilhando as noticias nas redes sociais.
Cordialmente, Richard

Alice disse...

Olá
Fiquei cheia de esperanças
ao ler esta reportagem, pois
tenho 53 anos e grande parte de minha visão comprometida por glaucoma.
Desde já me colocar a disposição no teste.

Obrigada.
alicedaltoe@bol.com.br

Richard disse...

Alice, obrigado pela visita no Info Saúde, mas volto a lembrar, para ter acesso a essas pesquisas o paciente precisa estar sempre em contato com seu médico, ele é a pessoal correta e que vai ter acesso as pesquisas.

Espero que continue prestigiando o blog, todos os dias novas informações são postadas.

Recomente e compartilhe as informações.

Att,

Richard

Tô na Festa! disse...

bao noite leitores , meu nome e Fabricio eu fui vitima desta doença triste, perdi a visão do olho direito aos 20 anos e mantive sobre poder de cirurgia o olho esquerdo com 72 por cento de visão, lutamos muito contra o tempo, eu e minha família, é o tempo ... ele faz toda a diferença quando o assunto é o glaucoma, ele e´ traiçoeiro, com 15 anos percebi q a visão direita estava turva e logo me queixei com minha avó, e corremos ao oftalmo, um pouco tarde mas não de mais, foram 3 no total as cirurgias que enfim acalmaram meus nervos, mas como sabem o glaucoma quando leva os '' por centos'' de sua visão ele não os tras de volta, em fim hoje se ouve muito falar em 'células tronco' e pergunto:- ja foram feitos testes de aplicação em humanos?- se sim onde podemos nos enformar + sobre isso?
pois hoje torço pela medicina para q encontrem em fim uma solução para esse casso q muito afeta os seres humanos, ja penso se um dia isso tenha cura ?!

em fim adorei este blog , é importante q tenha um lugar para debater o assunto!

Richard disse...

Olá Fabricio, que bom que gostou do site espero que compartilhe com seus amigos os artigos que lhe interessam. Sobre as pesquisas, você precisa ver com seu oftalmologista os centros de pesquisa proximos a sua região. Estou a disposição para mais informações.

Anônimo disse...

Qual a fonte dessa matéria? Você Traduziu?

Richard disse...

A fonte é o jornal First Word, especializado em publicações de estudos, pesquisas, etc.

Anderson Matos disse...

Olá dr. Tenho 22 anos e tenho Glaucoma desde os 16 anos.Não perdi nem 1% da visão.
Logo no inicio da doença, a médica me disse que eu tinha uma palidez no nervo óptico e que eu não precisava me preocupar, me receitou um colírio e mandou retornar a cada três meses.Só voltei depois de 05 anos e para outra médica, que diagnosticou o glaucoma.

Queria saber o que seria essa palidez no nervo ótico ? E se esse intervalo de tempo tão grande sem uma consulta com o ofto proporcionou a evolução da palidez para um glaucoma?

Richard disse...

Anderson, inicialmente obrigado pela visita e comentário no blog.
Todos que tem doença crônica, hipertensão, diabetes, etc... devem consultar o seu médico a cada 6 meses ou 1 ano no máximo, faz com que o médico monitore se o tratamento prescrito esta funcionando, etc... Quanto a palidez vou pesquisar, mas se você achar algum artigo cientifico eu publico no blog.
Abraço,
RRK

Claudiana disse...

Olá, Richard! Me chamo Claudiana, tenho 35 anos. Muito obrigada por compartilhar essa informação! Fiquei muito feliz e comovida por saber dos avanços das pesquisas com células tronco para a prevenção à cegueira por glaucoma e inclusive a possibilidade de reversão em casos em que a cegueira já está instalada. Tenho um histórico de glaucoma na família, minha mãe, um sobrinho e eu. Descobri aos 24 e me trato desde então, sigo à risca a prescrição médica, os horários de aplicação do colírio, uso glautimol de 12 em 12 horas, mas mesmo assim sinto desconforto, embora não tenha perdido visão periférica. Tenho muito medo mesmo de ficar cega, e seu post me deu esperanças, sobretudo por não ser a longuíssimo prazo, me comovi às lágrimas! Muito obrigada mesmo!

Richard disse...

Oi Claudiana, muito obrigado pela visita e pelo comentário. Esse é o objetivo do blog, informar sobre pesquisas, estudos, novos tratamentos, tratamentos que falharam, etc... Compartilhe com seus conhecidos. Informações em saúde nunca são demais. Att. Richard

Anônimo disse...

Ola dr. Infelizmente meu pai sofre dessa doença. Nos moramos em manaus am. O sr. Ppde nos informar algum centro que esta realizando pesquisas com cdlulas tronco com a finalidade de tratamento do gllcoma poraqui. Fixo no aguardo de sua resposta. Desde ja muito obrigado meu email e ricardo_menezes2@hotmail.com

Richard disse...

Olá Ricardo, é importante manter a visita constante com seu médico e pedir para ele lhe indicar um centro de pesquisa proximo.
Att,
Richard

Unknown disse...

olá, escrevo de mato grosso, gostaria de saber sua opinião sobre o petodo express se esse mini dreno é mesmo capaz de melhorar a pressão do olho, meu pai é idoso e tenho medo de submete-lo a isso segundo o médico é a uúnica saída ja que os colírios não fazem mais efeito a guardo resposta..grata.
miriã peres

Richard disse...

Miriã, não sou médico, mas nesse caso, a melhor opção é consultor outro médico para uma segunda opnião.
Att,
RRK

Luciana disse...

Bom dia Richard achei muito interessante a matéria sobre células tronco para o tratamento do glaucoma, tenho um filho de 11 anos e ele tem glaucoma congênito aos 4 anos fez a 1º cirurgia já fez 7 cirurgias ao todo e olho direito ele só enxerga vultos a pressão caiu muito ele havia colocado moltemo em ambos os olhos mas do direito ele teve que retirar no esquerdo ele tem 1 moltemo e um bombinha para drenar o liquido, os médicos dizem que não tem mais o que fazer por ele, eu o levo no HOSP em santana,´mas é bom saber que existe uma esperança para salvar os olhos do meu filho, se souberem onde posso levar para que possa recebera ajuda por favor me informem. Luciana, vou deixar meu e-mail cintralu@hotmail.com, desde já muito obrigada

Unknown disse...

só uma idéia.. por que não tentam o PRP? plasma rico em plaquetas obtido com sangue autólogo mediante centrifugação e pingando como colírio? Conheço casos de pessoa que recuperou audição assim. Terapia celular não é bicho de 7 cabeças mais. Dêem uma olhada nisso: http://auto-hemmoterapia.blogspot.com.br/p/fazendo-centrifuga-laboratorial-caseira.html

Richard disse...

Edina, li o assunto do link que você postou, mas uma coisa tão caseira, esta com mesmo resultado que placedo. Retirada de sangue sem condições minimas para isso (vendo as fotos), equipamento não foi esterilizado em auto-clave, acessórios são descartaveis? Eu não tenho coragem de fazer algo tão "primitivo" como essa que você postou, com tantas opções de tratamentos, não digo cura, mas que pelo menos não deixam a patologia avançar.

Unknown disse...

Boa Tarde!!!
Sou o Maximiliano, estou a beira do desespero, minha tia com 75 anos, teve perda total da visão à direita e quase que completamente à esquerda! Isso tem me tirado o sono, não conseguimos e não estamos sabendo como lidar com essa situação, é triste demais, isso dói muito, a família quase toda deprimida com essa situação, estamos à espera de um milagre mesmo, o glaucoma dela foi diagnosticado em estágio avançado, e estamos apostando na terapia com células troncos! Por favor poderiam me indicar algum centro de pesquisa em São Paulo que estão realizado estes teste???Estamos todos de acordo e inclusive ela de se submeter a qualquer tipo de terapia teste, tudo que eu mais espero nesse mundo é a possibilidade dela poder ter a visão de volta! Aguardo retorno!!!
Desde já muito obrigado!
Maximiliano Luiz dos Santos
e-mail: max.fisioterapia@hotmail.com
Fones: (011) 2702-0240 // 98398-2023

Richard disse...

Max, o oftalmologista de vocês é que pode indicar algum local que haja uma pesquisa para que eles tentem incluir ela. Lembro que as pesquisas tem critérios de inclusão e nem sempre todos pacientes são inclusos.

Unknown disse...

Como faço para me inscrever como cobaia qdo comçarem a fazer testes em humanos?
Obrigada

Richard disse...

Olá Katia, primeiramente obrigado pela visita, espero que indique o site para seus conhecidos.
Em relação a sua pergunta, você deve procurar seu médico e pedir para que ele lhe indique para algum centro onde possivelmente algum estudo seja feito. Mas lembro, que nem todas as pessoas são elegiveis para os estudos. Todo estudo tem seus critérios.
Att,
Richard

Anônimo disse...

OLA, BOA NOITE, RECENTEMENTE MEU PAI EFETUOU 2 APLICAÇÕES DE CELULAS TRONCO EM AMBOS OS OLHOS, NO MES DE MARÇO, ELE FEZ A PRIMEIRA APLICAÇÃO E AGORA NO MES DE OUTUBRO ELE FEZ OUTRA APLICAÇÃO RETROBULBAR EM AMBOS OS OLHOS MAIS ATE AGORA NO MOMENTO EM TERMOS DE VISÃO NÃO HA, MAIS A APARENTEMENTE MELHORA TANTO FISICA QUANTO A APARENCIA DO OLHO, MINHA DUVIDA E , A DEMORA PODER SER CAUSADA POR EFEITA DA CATARATA MESMO QUE PEQUENA?há possibilidade da catarata aumentar?

tratamento foi efetuado e outro país.
paulla_angra@hotmail.com

Richard disse...

Paulla, essas questões você deve discutir com o seu médico, na duvida procure outras opniões.
Grato pela visita no site.
Att.

Unknown disse...

Olá, o hospital BETTER BEING HOSPITAL faz tratamentos regenerativos com celulas troco;
http://tratamentocomcelulastronco.com/index.php/en/

rosana disse...

OI Richard Kramer! GOSTARIA MUITO DA SUA AJUDA!MINHA IRMA TEM GLAUCOMA,ELA SÓ ENCHERGA 15% DO LADO ESQUERDO DO OLHO,O LADO DIREITO ELA NAO ENCHERGA MAIS,MORAMOS NO RIO DE JANEIRO CAPITAL,O MEDICO DA MINHA IRMA É DO BAIRRO DO FLAMENGO,ELA USA 2 COLIRIOS,COMO ELA PODE FAZER PARA PARTICIPAR DESTA PESQUISA DA CELULAS TRONCO,ME ORIENTE COMO DEVO FAZER COMO FALAREI COM O MEDICO JUNTO COM MINHA IRMA.MINHA IRMA TEM 45 ANOS.NOS AJUDE!

Richard disse...

Olá Rosana, veja nos comentários, tem uma publicação de um centro de pesquisa de celula tronco, faça contato com eles.
Att,

RRK

rosana disse...

oi richard! nao achei! teria como vc me passar a publicaçao do centro de pesquisa de celulas tronco do rio de janeiro?

Richard disse...

Rosana, somente os médicos tem acesso a estas pesquisas, e elas normalmente são viabilizadas em hospitais de referencia. Sugiro que procure seu médico e peça uma indicação. Att, Richard

Gabriela disse...

Tive glaucoma congenito,posso fazer esse possivel tratamento com celulas troncos???

Richard disse...

Gabriela, a dica é a mesma que passei para outras pessoas. Procure seu oftalmologista, e peça a ele se há algum centro de pesquisa que ele posso te indicar e te incluir no estudo.
Att,
RRK

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Richard disse...

Oi Edvan, eu não sou médico. E a melhor dica que posso lhe dar é, procurar seu oftalmologista e pedir para que ele procure algum centro de pesquina na sua cidade ou proximo a você que esteja fazendo uma pesquisa e saber se pode incluir seu filho.
Mas vale lembrar, as pesquisas seguem muitos critério, é bem dificil entrar em alguma.
Att,
RRK

Gilmar disse...

Meu Deus tomara que esta descoberta seja um sucesso. Ao contrario do Brasil, os outros países tem verbas do GOVERNO e ORGÂOS para correrem atrás de pesquisas. No Brasil o governo não ajuda em nada e a Anvisa dificulta e põem obstáculo.

Unknown disse...

Olá! Meu nome e Leandro do Rio de Janeiro, fui fazer um exame de rotina no oftalmologista e acabei recebendo a pnotícia de Glaucoma anglo aberto fiz todos os exames normal tudo normal so o nervo óptico alterado 0,7 OD/ 0,6 OE ja estou usando colírio procuro ser rigoroso comprime todos os horários! Minha duvida e mesmo com o tratamento certinho a pessoa pode ficar cega??

Unknown disse...

Boa noite meu pai tem gloucoma ja perdeu a visão dos dois já entrei em contato com hospital das clínicas de ribeirão preto que esta fazendo a pesquisa mas disse que já encerrou a pesquisa vc sabe aonde aqui no Brasil que vai fazer a pesquisa de células tronco ou que já está liberado pode ser particular muito obrigado

Unknown disse...

Boa tarde gostaria de saber como posso entra em contato com hospital que esta fazendo pesquisa de células tronco para doença ocular como gloucoma ja entre em contato com o hospital de ribeirão preto mas já encerrou a pesquisa muito obrigado

Unknown disse...

Boa noite meu pai tem gloucoma e já fez duas cirurgia de corte e dois agulhamento mesmo assim perdeu quase totalmente a visão sobre ver vulto como posso escrever ele na pesquisa de células tronco já tem em vários lugares e não consigo morro em São Paulo muito obrigado